Coordenação Acadêmica: Magnum Eltz

Coordenação Geral MBA IBGEN: Rita Rodrigues

Diretoria Executiva IBGEN: Márcio Pires e Silvio Ceroni

Secretaria: Roseane Soares

Previsão de início: Março de 2016

Inscrições: através do telefone (51) 3332-02-02

Duração: 360 horas-aula

 

Ementa: A Gestão Sustentável objetiva o fim do desperdício recursos como, matérias-primas, energia e talento humano, com a mitigação das externalidades geradas pelas atividades empresariais. Mais do que conhecimento técnico, o profissional responsável pelo desenvolvimento sustentável de uma organização deve possuir visão empresarial, conhecimento de sistemas de gestão, atuação responsável, gerenciamento de riscos e ativos e demais ações e/ou ferramentas que conduzam ao desenvolvimento sustentável.

 

Disciplinas

 

Estratégia e Sustentabilidade

Direito Ambiental Empresarial

Empreendedorismo Sócio-Ambiental

Incentivos Financeiros para o Desenvolvimento Sustentável

Política Ambiental e Cultura Organizacional

Auditorias Ambientais

Gestão de Pessoas e Formação de Competências Sustentáveis

Marketing Sustentável

Gestão de Passivos Ambientais

Indicadores Sociais e Ambientais

Meio Ambiente do Trabalho

Gestão de Projetos

Elaboração de Instruções Operacionais (Workshop)

 

Parcerias e Redes Institucionais

Metodologia para Elaboração do TCC

Objetivos Internacionais do Desenvolvimento Sustentável para Empresas

Mercado de Carbono, Energias Renováveis e Investimentos Sustentáveis

Logística Reversa

 

Corpo Docente

 

Alessandra Moschem Tolfo

 

Especialista em Segurança do Trabalho pela UFRGS (2003). Especialista em Gestão da Qualidade para o Meio Ambiente pela PUCRS (2001). Graduada em Engenharia Química pela Escola Politécnica da PUCRS (1996). Experiência na área de Gestão de Segurança do Trabalho, Saúde e Meio Ambiente, adquirida em empresas multinacionais de grande porte tais como Dupont do Brasil e Petrobrás, atuando como consultor de SMS e na gestão dos sistemas das normas ISO 9001, 14001 e OHSAS 18001. Vivência na implantação de ferramentas para controle de perdas e gestão de riscos, sistemática de investigação de acidentes, desenvolvimento de procedimentos de segurança e meio ambiente. Experiência e atuação no SESMT de uma grande universidade com mais de 3500 funcionários, possibilitando o conhecimento e aplicação das Normas Regulamentadoras do MTb.

 

 

Carmen Lucia Magalhães Barbosa

 

Especialista em Educação para a Paz no Mercado Corporativo pela PUCRS (2006). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Imaculada Conceição (1991). Tem formação no Programa de Formação Básica em Dinâmica dos Grupos pela SBDG (1995). Desde 1991 atua como consultora de empresas na área de Relações Humanas. Foi professora e coordenadora de cursos da Faculdade SENAC. Atualmente é professora convidada dos cursos de Pós-Graduação do IBGEN - Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios. Tem experiência nas áreas de Planejamento de Programas Corporativos; Práticas Socioeducativas: inclusão e integração social, cidadania e mercado de trabalho; Supervisão dos Processos e Sistemas de Ensino e Aprendizagens Significativas; Coordenação dos Projetos Sociais e Responsabilidade Empresarial; Gerenciamento das práticas ligadas aos subsistemas de RH: Treinamento e Desenvolvimento; Gestão de Equipes, Desenvolvimento de Pessoas e Grupos.

 

Carlos Alexandre Fedrigo

 

Licenciado em Biologia pela PUCRS, Mestre em Genética e Toxicologia pela ULBRA, PhD em Ciências da Saúde pela PUCRS com estágio sanduíche no Centro do Câncer de Amsterdã. Estágio Pós-Doutoral em Biologia Molecular na USP. Atualmente cursando Pós-Graduação em Gestão Ambiental pela UCDB. É colaborador do Portal Direito Ambiental e Perito Ambiental.

 

 

Edson Roberto Oaigen

 

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1990). Graduado em Ciências Naturais e Exatas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cachoeira do Sul (1972). Graduado em Biologia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1980). Atualmente é professor colaborador do Centro Universitário UNIVATES, em Lajeado, RS, atuando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Exatas - Mestrado Profissionalizante. Atua também na UNIFIN, em Porto Alegre, na Graduação e em cursos de Pós-Graduação. Tem experiência significativa em atuação nos seguintes temas: Educação em Ciências, Educação Ambiental, Atividades Informais, Ambiente e Sociedade, Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Formação de Professores. Incentivador e organizador em eventos técnicos, científicos e educacionais. Atuou na estruturação e coordenação do Centro de Ciências da UNISC e do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências - LPEC, na ULBRA. Ambos com forte atuação na Iniciação a Educação Científica, possibilitando condições para a formação até o Mestrado e/ou Doutorado para inúmeros bolsistas que iniciaram durante a graduação. Desde 2004 é professor convidado no Programa de Postgrado en Ciências de la Educación- Maestría y Doctorado - en Univesridad Evangelica del Paraguay, Asunción-PY. Propôs e teve aprovado inúmeros projetos em órgãos de apoio a Educação, Ciências e Tecnologias, tais como: FAPERGS, CAPES, FINEP e SESU.

 

 

Hamilton Luis Kleinowski

 

Mestre em Administração e Negócios com ênfase em Marketing pela PUCRS (2010). Especialista em Gestão do Capital Humano pela FAPA (2005). Graduado em Administração pela FAPA (1998). Atualmente é Administrador - Advocacia-Geral da União, Professor Universitário e Assessor da Direção no IBGEN – Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing e Vendas, RH e Administração Geral. Atua como Professor nas disciplinas de Gestão, Empreendedorismo, Marketing, OSM, Endomarketing, e Negociação e Vendas em nível de extensão, graduação e pós-graduação em diferentes instituições de ensino superior. Trabalhou 14 anos na área de marketing e vendas na indústria farmacêutica multinacional. Presta assessoria em marketing para empresas, associações e profissionais da área da saúde. 

 

 

Ilsa Solka

 

Mestre em Administração - ênfase em Organização e Recursos Humanos - pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Gestão Empresarial pela UFRGS. Certificada pela United Nations Institute for Training and Research (UNITAR) em The Post-2015 Sustainable Development Agenda. Atua em pós-graduação nas áreas de Gestão do Conhecimento, Economia Criativa, Governança Corporativa, Logística e Gestão de Serviços. Multiplicadora dos Principles for Responsible Mangement Education (PRME) das Nações Unidas para escolas de negócio. Orientadora de trabalhos científicos e monografias em Estratégia, Logística Reversa, Governança Corporativa e Gestão do Conhecimento. Experiência em desenvolvimento e implantação de Projetos Pedagógicos de cursos de graduação modalidades bacharelado e tecnólogo, peritagem de cursos técnicos, participação em Núcleos Docentes Estruturantes e Câmara de Ensino e coordenação de atividades relacionadas ao Fazer Pedagógico no Ensino de Administração. Coordenou projeto de integração Comunidade e Instituição de Ensino Superior (IES), voltado à capacitação de empreendedores. Mérito em Administração Rio Grande do Sul, Categoria Ensino pelo CRARS. Atuou como executiva de grupo empresarial brasileiro, liderando, aproximadamente 110 colaboradores.

 

 

 

Ivone Rheinheimer

 

Mestre em Serviço Social pela PUCRS, na temática da Responsabilidade Social Empresarial. Coordenadora e professora de graduação e especialização do curso de Serviço Social da Universidade Luterana do Brasil - RS. Professora convidada da FGV Menagement - MBA em Marketing - Especialização em Gestão de Marcas e Responsabilidade Social. Assistente Social, possui formação em Dinâmica dos Grupos pela SBDG - Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos, Consultora em Gestão Social atua na Temática de Aspectos legais das Organizações da Sociedade Civil, Elaboração de Projetos Sociais, Captação de Recursos, Sensibilização para Voluntariado, Treinamento e Desenvolvimento Humano no Primeiro Segundo e Terceiro Setor.

 

 

Jaime Gross Garcia

 

Mestre em Desenvolvimento Regional pela USC (2000). Graduado em Informática (Ciências da Computação) pela PUCRS (1989). Atualmente é professor titular do Centro Universitário Metodista – IPA e professor de graduação do IBGEN - Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios. É professor convidado dos cursos de MBA do IBGEN, FUNDATEC, UNESC, Universidade Corporativa Mãe de Deus, UNOESC e Academia da Brigada Militar do RS. Tem experiência na área de gestão de TI, gerência de ERP, agronegócios, desenvolvimento regional, gestão acadêmica e administração, com ênfase em Inteligência nos Negócios (Bussines Intelligence). Atua principalmente nos seguintes temas: competitividade, sistemas de informação, agronegócios, empreendedorismo, desenvolvimento regional, gestão de tomada de decisão, inteligência nos negócios, redes sociais digitais, sistemas de apoio a decisão, gestão do conhecimento e inovação, gerações X, Y e Z.

 

 

 

José Eduardo Zdanowicz

 

Doutor em Administração e Gestão Empresarial pela Universidad de León - Espanha (2003), revalidado pela UnB. Mestre em Economia pelo IEPE/UFRGS (1980). Graduado em Economia pela UFRGS (1975), graduado em Administração pela UFRGS (1978), graduado em Ciências Contábeis pela UFRGS (1983), licenciado em Filosofia pela UFRGS (1994), bacharel em Filosofia pela UFRGS (1995). Atualmente, é Professor Adjunto IV da UFRGS; professor da FGV, Faculdades Integradas de Taquara, IBGEN – Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios, UNESC, UNIVATES e UnC. Tem experiência nas áreas de Administração, Contabilidade e Economia com ênfase em Custos, Finanças, Controladoria, Orçamento, Gestão de Pessoas, Governança: familiar, corporativa e cooperativa.

 

 

José Júnior de Oliveira

 

Mestre em Economia Aplicada pela UFRGS (2009). Especialista em Administração Financeira pela Unisinos (1996). Graduado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994). Atualmente é Analista de Investimentos na CABERGS - Caixa de Assistência dos Empregados do Banco do Estado do RGS e vice-presidente da APIMEC-SUL. Professor Universitário das Disciplinas de Finanças Corporativas, Mercado Financeiro e de Capitais, Gestão de Caixa e do Capital de Giro, Análise Financeira e Gestão de Micro e Pequenas Empresas - MPE e Estratégias de Financiamento de Longo Prazo no IBGEN - Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios. Professor Universitário das Disciplinas de Finanças Corporativas, Mercado de Capitais e Economia II no curso de Administração e Disciplina de Mercado de Capitais no MBA em Administração Estratégica e Financeira na Facos de Osório - RS. Tem experiência na área de Economia, Análise de Investimentos, com ênfase em Administração Financeira e Gestão de Recursos no Mercado Financeiro e de Capitais.

 

 

 

Luciano Lorenzatto

 

Mestre em Psicologia pela UFRGS (2002). Graduado em Psicologia pela UFRGS (1999). Psicólogo e chefe da seção de Captação de Recursos Humanos da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT. Professor da ULBRA, professor convidado dos cursos de MBA do IBGEN - Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios, professor convidado na UNESC, ex-professor da URI/RS. Consultor de Recursos Humanos com atuação nas seguintes empresas: Kepler Weber, GKN e empresas familiares. Atuação na área de pesquisa em Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho e Organizacional.

 

 

Luis Fernando Moraes Marques

 

Doutor em Administração pela UFRGS. Mestre em Engenharia Mecânica pela USP. Graduado em Engenharia Mecânica pela USP. Experiência profissional e pesquisas em Gerência do Projeto e do Produto, Análise Tecnológica, Inovação e Gestão da Mudança. Experiência como coordenador de Gestão da Inovação e de Parcerias da Mademil Polias - SC. Trabalhou na Kepler Weber como coordenador de desenvolvimento de produtos pela área de marketing e também como consultor para Newton do Brasil, Embraer, Gerdau, Xerox, SAP, com projetos envolvendo o processo de desenvolvimento de produtos, gestão de projetos e gestão da cadeia de suprimentos. Professor convidado nos cursos de MBA do IBGEN – Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios. Atua nas áreas de gestão de custos e formação de preços, logística e distribuição, gestão de projetos, tecnologias de inovação, produção e operações.

 

  

 

Luiz Marcelo Berger

 

 

 

Doutor e Mestre em Administração pelo PPGA / EA / UFRGS . Visiting Scholar - Program in Law & Economics Boalt Hall School of Law - University of California at Berkeley . MBA em Gestão de Tecnologia e E-Business pela EPGE / FGV / RJ . Graduação em Direito pela PUC / RS . Professor da disciplina de Analise Econômica do Direito dos cursos MBA da Fundação Getulio Vargas, FGV Direito Rio , do Curso de Especialização em Direito e Economia da Faculdade de Ciências Econômicas UFRGS, da Escola Superior da Magistratura Federal (EMAGIS), da Escola Superior da Magistratura do Rio Grande do Sul (AJURIS), da Especialização LLM em Direito dos Negócios da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) . Diretor do Instituto de Direito e Economia do Rio Grande do Sul (IDERS) para o biênio 2014-2016 . Áreas de pesquisa e interesse incluem : Lei como sistema social complexo e adaptativo . Estudo das Leis e suas Consequências (Law & Economics) . Análise de Impacto Legal (RIA - Regulatory Impact Analysis) Impacto da Tecnologia de informação no ambiente institucional e na aplicação das leis . Jurimetria (Empirical Legal Research) . Estruturas Institucionais e Politicas Públicas . Leis, desenvolvimento e inovação . Governança e Compliance nas organizações.

 

 

Luize Stroschoen Netto

 

 

Luize Strohschoen Neto é Relações Públicas (UNISC), pós-graduada em Gestão do Desenvolvimento Humano e Organizacional (IBGEN) e Gestão Empresarial (IBGEN). Acumula mais de 10 anos de atuação em atividades de treinamento & desenvolvimento e palestras com temas relacionados à negociação, organização de eventos técnicos, atendimento ao cliente, recepcionista de eventos, rotinas administrativas e educação corporativa. Sua experiência profissional também envolve atividades como executiva comercial na Fundação Projeto Pescar, TVA Porto Alegre e Senac RS, como gestora do Centro de Educação Corporativa da Hoepers SA, e como Consultora Empresarial em comunicação institucional para empresas como Desenvolver Inclusão de Pessoas, Fundação Universitária Mário Martins, Staff RH e Opus Saúde do Trabalho.

 

 

Magnum Koury de Figueiredo Eltz

 

Coordenador e Professor da Especialização MBA em Gestão Ambiental do IBGEN. Coordenador e Professor da Especialização em Direito e Economia da UFRGS. Diretor do Portal Direito Ambiental. Administrador e Consultor Jurídico da Eltzdesign – soluções em construção civil. Coordenador Adjunto do Grupo de Pesquisas em Direito Ambiental da UFRGS. Diretor de Projetos do Instituto de Desenvolvimento, Educação e Inovação Ambiental. Diretor de Educação da Associação TodaVida. Visiting Scholar pela Universidade da Califórnia em Berkeley pelo Programa de Law and Economics. Mestrando em Direito Civil e Empresarial. MBA em Gestão Empresarial pelo IBGEN. Especialista em Direito e Economia pela UFRGS. Especialista em Direito Ambiental Nacional e Internacional pela UFRGS. Bacharel em Direito pela Uniritter. Possui experiência em Direito Civil, Trabalhista, do Consumidor, Ambiental e Internacional e Administração de Empresas e Organizações Não-Governamentais.

 

 

Maria Regina de Moraes Xausa

 

Mestre em Administração de Empresas pela UFRGS (1994). Especialista em Psicologia Organizacional (1985) e graduada em Psicologia (1983) pela PUCRS. Credenciada em Formação de Equipes de Alta Performance pelo ICCA Internacional e em Fatores Humanos pelo CENIPA. É consultora internacional da UNESCO e diretora da Vôo Certo Assessoria Empresarial. Foi gerente de treinamento da VARIG por 13 anos; diretora na PUCRS por 10 anos; gestora de operações e expansão do Grupo Processor. Já atuou em instituições como Embry Riddle – EUA, Atheneu – Argentina, Furnas – RJ, Infraero, FIERGS, Grupo Unimed, Grupo Tumelero, Albarus, Santa Casa – PoA. Capacitou, por 20 anos, tripulações brasileiras nas áreas de Gestão de Equipes, Processo Decisório, Gestão de Conflitos/ do Erro/ do Risco/ da Carga de Trabalho, Comunicação, Assertividade, Liderança e Negociação Eficaz. Foi professora convidada do CESDA – Espanha; Concordia State University – Canadá; ESPM; PUCRS; Unilassale. É coordenadora do Programa de Extensão em Formação em Gestão de Equipes e Pessoas da Unisinos; professora de Pós-Graduação na FGV e Unisinos. É professora convidada dos cursos de pós-graduação e cursos in company do IBGEN – Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios, ministrando as disciplinas Estratégias de Negociação, Processo Decisório, Gestão de Pessoas, Desenvolvimento de Equipes, além do curso Gestão de Pessoas para a PETROBRAS, carga horária total de 1.368 horas.

 

 

Mirelle Galvão Beulke

 

Mestre em Administração pela UFRGS (1998). Graduada em Administração de Empresas pela UFRGS (1992). Docente de pós-graduação de várias instituições, entre elas do IBGEN – Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios, UNISC e UNESC. Palestrante em eventos como convenções de vendas para empresas no Brasil. Atuou como gerente de contas do Unibanco e foi consultora do Centro de Pesquisas em Administração (CEPA) da UFRGS. Trabalhou como coordenadora da área de planejamento e pesquisa de mercado da Claro Digital e como gerente de marketing do Grupo Eberle Mundial. Participou de vários projetos como as Pesquisas de Satisfação de Clientes para o Grupo RBS, Hospital Moinhos de Vento, Laboratório Weimann, Telemig Celular, Projeto de Bilhetagem Eletrônica para Porto Alegre (TRI), Pesquisa de Imagem para o CIEE – RS, projetos de relacionamento com o mercado para o CENEX; entre outros.

 

 

Rafael Freitas Barbosa

 

Mestre em Economia pela UFRGS (2012). Graduado em Administração pela UFRGS (2005). É professor e coordenador do curso de Administração do IPA, ministrando as disciplinas Macroeconomia, Microeconomia, Mercado de Capitais e Financeiro, Marketing, Comportamento do Consumidor, Plano de Negócios, Empreendedorismo, Sistemas de Informações Gerenciais, Análise Organizacional, Redes de Cooperação e Gestão de Agronegócio. É sócio da Attivo – Agente Autônomo de Investimentos. É Agente Autônomo de Investimentos habilitado pela Comissão de Valores Mobiliários - CVM. Profissional Certificado pelo Programa de Qualificação Operacional da Bovespa. Membro-Orientador do Instituto Nacional de Investidores - INI.

 

 

Renato Simões da Cunha

 

Presidente do Instituto IDEIA – Instituto de Desenvolvimento, Educação e Inovação Ambiental, Sócio coordenador da área de direito trabalhista e ambiental do Escritório Souza, Berger, Simões, Plastina e Zouvi, é Especialista em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), Graduado pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), Especialista em Direito Ambiental Nacional e Internacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Auditor em Medicina e Segurança no Trabalho, possui extensão na área de Direito do Trabalho e técnicas de negociação.

 

 

 

Sérgio Luiz Vaz Dias

 

Doutor em Engenharia de Produção pela UFRJ (2005). Mestre em Engenharia de Produção pela UFRGS (1997). Graduado em Engenharia Mecânica pela UNISINOS (1986). É professor do IBGEN – Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios e da UNISINOS. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfases em sistemas de produção, engenharia de manutenção, planejamento estratégico e indicadores de desempenho. Atua principalmente nos seguintes temas: sistema Toyota de Produção - STP, teoria das restrições – TOC, planejamento estratégico da manutenção industrial, gestão de processos e indicadores de desempenho, layout industrial.

 

 

Silvio Teitelbaum

 

Mestre em Administração com ênfase em Organizações pela UFRGS (1992). Graduado em Administração pela PUCRS. Coordenou e dirigiu cursos de Administração na PUC-RS, UFRGS, FGV-RJ e ESPM nas áreas de Gestão e Marketing. Trabalhou como executivo na Odebrecht, ESPM e RBS. Atua como consultor de empresas há 16 anos como sócio-diretor da CAST – Consultores Associados Silvio Teitelbaum. Colunista da revista Best Home e comentarista do programa Câmera Pampa. Presidiu o comitê de Marketing da AMCHAM-RS de 2003 a 2007. Empresário do setor de eventos e gastronomia. Professor convidado nos cursos de MBA do IBGEN - Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios e UNESC.

 

 

 

Valéria Deluca Soares de Carvalho

 

Doutora em Comunicação Social pelo PPGCom FAMECOS/PUCRS (2007). Mestre em Comunicação Social pela PUCRS (2004). Bacharel em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo pela UCPel (1993). Atualmente é docente da Graduação e Pós-Graduação do Centro Universitário Metodista IPA; professora de Graduação e Pós-Graduação do IBGEN – Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios; professora convidada de cursos de Pós-Graduação do Centro Universitário Feevale e da UNESC (Criciúma – SC). Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos temas Comunicação nas Organizações; Gestão da Informação e do Conhecimento. Foi docente do Centro Universitário Feevale, coordenando o curso de Pós-Graduação em Gestão Estratégica da Comunicação Empresarial e a TV Feevale. Atua por mais de 15 anos em Assessoria de Comunicação e em rádio e televisão.